Pular para o conteúdo principal

Livro 1


Resumo: A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.
História: Toda a história gira em torno de Elizabeth, a segunda mais velha de cinco irmãs em uma família relativamente pobre. Sua mãe está sempre tentando arrumar maridos para as filhas, mesmo que a contra vontade delas. Ao conhecer um bonito e rico homem, Sr Darcy, primeiramente se encanta com ele, mas ao ouvir um comentário que o mesmo faz sobre ela, sua admiração se transforma em repulsa, coisa que deixa bem evidente para todos ao seu redor. Sr Darcy aparenta sempre estar entediado e com uma expressão esnobe. Mas pouco a pouco Elizabeth descobre que ele vai além de suas expectativas.
Desenvolvimento: Eu tenho que dizer que por ter visto o filme antes do livro, me surpreendi. Achei que após ter visto o filme não teria com o que me surpreender, mas me enganei. A autora consegue prender o leitor com falas inteligentes. E, como de se esperar, há partes no livro, partes importantes, que não foram postas no filme. Realmente me deleitei com a leitura. Tenho que confessar que demorei um certo tempo para fazê-lo, pois é uma linguagem um pouco complexa, e a minha versão é a bilíngüe, então sempre que podia lia em inglês. Mas vale a pena perder um pouco de tempo, com o dicionário do lado.
O que gostei:  A maneira como a autora faz com que o leitor mude de opinião quando a um personagem é deliciosa. Sinceramente, me apaixonei por Jane Aunsten.
O que não gostei: Gostaria que a autora fosse mais detalhista quando a descrição. Há lugares e pessoas que ela nem se deu a trabalho de descrever, e isso me chateou. Afinal gosto de saber o que estou lendo e imaginar a cena. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música 2 - Llorar

Llorar - Jesse y Joy Y llorar, y llorar, (y llorar) No sirve de nada ahora que te perdí Te quiero recuperar Ven sálvame, despiértame, rescátame Del sufrimiento, oh no Del sufrimiento

Livro 6 - Laranja Mecânica

Livro:  Laranja Mecânica Título original:  A Clockwork Orange Autor (a):  Anthony Burgess Editora :Aleph Páginas:  200 ISBN:   8576570033 Sinopse:  Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de ' 1984 ', de George Orwell, e ' Admirável Mundo Novo ', de Aldous Huxley, 'Laranja Mecânica' é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo. Autor: Laranja Mecânica de Anthony Burgess, lançado em 1962, é um romance distópico , que se passa em um “futuro” lond...

Música 4 - Dancing on my own

Dancing on my own Calum Scott I'm in the corner, watching you kiss her, ohh And I'm right over here, why can't you see me, ohh And I'm giving it my all But I'm not the guy you're taking home, oooh I keep dancing on my own