Pular para o conteúdo principal

Livro 3 - Perdida

Livro:Perdida
Autor:Carina Rissi
Gênero: Romance
Páginas: 370
Resumo: Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter idéia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam levá-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...
Desenvolvimento: Quem não gostaria de ser enviado para o século XIX onde tudo é glamoroso, chique, e rico? Um sonho de garota onde encontraria um príncipe encantado? Mas para Sofia isso só podia ser um filme de terror. Acostumada e viciada a modernidade do século XXI, sente-se em um pesadelo ao, misteriosamente ser enviada para o inicio de 1800 após comprar um novo celular.

“— Estamos no ano de mil oitocentos e trinta e garanto-lhe que sou um homem de bem. Não tenho outra intenção que não seja ajudá-la! — ele respondeu, ofendido, à minha pergunta retórica.
Ele disse mil oitocentos e trinta?
Explodi num ataque de riso histérico, não pude controlar. O rapaz pareceu perturbado.
— Senhorita, vamos...
— Mil... Mil... Oitocentos e trinta! — eu não conseguia me conter. Respirei algumas vezes antes de poder falar. — Boa piada! Muito engraçada mesmo!
— Não lhe contei piada alguma!” (Página 26)

Perdida e sozinha é ajudada por Ian Clarke (ou senhor como todos os outros insistem em chamar). Um cavalheiro (e cavaleiro) gentil e simpático, que está prontamente disposto a ajudar a moça que encontrou perdida em sua propriedade, mesmo ela estando quase nua, para os preceitos da época, usando um sapato estranho e uma fala nada comum.
Sofia obviamente se sente descolada por estar em um lugar tão diferente do habitual. Sendo pelas roupas, o jeito de agir das pessoas e como a condenam por seu jeito de ser.
Entretanto mesmo a contragosto de muitos, Ian parece estar realmente interessada nessa criatura faladeira, estranha e complicada que é Sofia. Deixando a garota totalmente sem chão, porque nunca tinha se apaixonado desse jeito.

“E então seus lábios tocaram os meus delicadamente. Os dedos em minha nuca se apertaram minimamente. Fiquei em chamas, minha pele ardia ansiando por seu toque, um fogo denso e abrasador que me dominou acabando com qualquer resistência.
Passei meus braços em seu pescoço e me apertei contra ele. O beijo que havia começado de forma suave e delicada se tornou mais intenso, urgente depois disso. Senti seu braço se estreitar em minha cintura e, apesar de não haver uma única parte de mim que não estivesse colada a ele, ainda assim não era o bastante.
Separei um pouco meus lábios tentando tomar fôlego e, para minha surpresa, encontrei sua língua começando uma atrevida exploração em minha boca. Uma pequena parte do meu cérebro — talvez a parte que eu usasse para virar as páginas de revistas — ficou maravilhada com esta descoberta. ´Sim! O beijo de língua já existia sim!´ Todo o resto de mim se concentrava nele.” (Página 150)

Entre brigas e beijos, contornando uma história cheia de mistério ao como ela voltaria para o futuro e mais importante, se ainda queria voltar para o futuro, a história cativa do inicio ao fim. Com um final surpreendente.
O que gostei: Oh... A capa, primeiramente. E sim, eu leio um livro pela capa e não tenho vergonha de admitir isso. Mas não foi só isso.
A história em si é incrível. Ir para o século XIX? Seria incrível... Algo que me fascina são os modos das pessoas. Sempre tão educadas e atenciosas. E as roupas? Perfeitas (mesmo que nada confortáveis). Os bailes, em geral. Claro, que nem tudo são flores. A forma como o amor é tratado (claro que há exceções... quem o diga é minha cara Jane Aunsten *-*), costumes esquisitos e coisas essenciais que não foram inventadas (quem diria que sentiria falta do banheiro...).
A ambientação é magnífica. E o modo como a autora descreve os sentimentos de Sofia é incrível. Assim como é bem detalhistas em alguns pontos (very hot!).Com certeza a autora deve ter feito pesquisa quanto a vestimenta e costumes da época porque escrever sobre outro tempo é um pouco difícil.
A história é daquelas que te prende do inicio ao fim. Pois acredite, eu li o livro em uma noite... (das oito às duas da manhã, exatamente). Afinal é uma leitura fácil e divertida. (Comentarei abaixo)
O que não gostei: Primeiramente, narrativa em primeira pessoa. Eu DETESTO. O fato de você ver o ponto de vista de apenas uma pessoal me cansa.
A escrita da autora é um pouco fraca. Sim, é para ser divertido e simples, mas ela não detalha tudo o que é necessário. Talvez seja por estar em primeira pessoa e Sofia não se interessar por tudo ao seu redor.
Descaracterização da personagem. Sim, você me pergunta, como isso é possível? Vejamos. Ela adora livros e é muito fã de Jane Austen, mas não consegue se comportar com um mínimo de modos ao estar no passado. E sua fala me irrita. Como uma fanática por livros pode falar tanta gíria?
Claro que não culpo totalmente a autora. Afinal não sei que ela queria colocar a personagem desse jeito para que o choque de cultura seja maior. Mas mesmo com isso a história é adorável.
Considerações Finais

Livro gostoso de ser lido. Fácil, simples e divertido. Bom para rir e suspirar (Até eu quero o Ian para mim...). Mas também esteja pronta para gritar e chorar (a parte final é tão triste...). Super recomendo para você que quer sair da rotina. As vezes é bom ler livros gostosos e fofos para variar... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música 4 - Dancing on my own

Dancing on my own Calum Scott I'm in the corner, watching you kiss her, ohh And I'm right over here, why can't you see me, ohh And I'm giving it my all But I'm not the guy you're taking home, oooh I keep dancing on my own

Livro 1

Resumo: A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.   Orgulho e Preconceito  (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa. História: Toda a história gira em torno de Elizabeth, a segunda mais velha de cinco irmãs em uma família relativamente pobre. Sua mãe está sempre tentando arrumar maridos para as filhas, mesmo que a contra vontade delas. Ao conhecer um bonito e rico homem, Sr Darcy, primeiramente se encanta com ele, mas ao ouvir um comentário que o mesmo faz sobre ela, sua admiração se transfo